Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Análise Semiótica da Propaganda do Desodorante Axe


            
              A partir da análise da imagem da propaganda do desodorante “Axe Axcite”, é possível identificar vários signos numa perspectiva semiótica em que vários elementos se articulam para dar significado àquilo que está sendo apresentado.
            Podem-se identificar vários signos a partir da imagem apresentada: as cores, as asas de anjo, o desodorante, o anel luminoso (auréola) e a linguagem verbal. Todos esses elementos articulados estão produzindo um significado. A cor escura na parte inferior da imagem lembra as trevas, a escuridão, sendo que é posta desse modo para contrastar com a luminosidade da parte superior da imagem, remetendo ao celestial, o divino; as asas brancas e a auréola posta acima do desodorante lembram a figura de um anjo com as asas abertas, como se estivesse caindo do céu; e a linguagem verbal, caracterizada como um símbolo possibilita uma melhor compreensão da imagem. Percebe-se também que a palavra “cairão” está dando ideia de movimento, em virtude das letras “a” e “i” que estão mais alongadas, como se estivessem caindo, descendo. Esse recurso que permite inferir a ideia de movimento também é um signo identificado na imagem.
            Além dessas características, tem-se ainda a presença da metáfora, expressa na frase “Até os anjos cairão”. Essa linguagem metafórica é uma forma de dizer que até as mulheres mais recatadas cairão aos pés de quem usar o desodorante, ou seja, a palavra “anjo” é uma metáfora utilizada para se referir as mulheres mais reservadas, inibidas, que de certa forma, são as mais difíceis de conquistar. Com isso, a imagem mostra que o desodorante Axe Excite possui um aroma que conquista todas as mulheres, até mesmo as que são inacessíveis, como anjos. Acrescenta-se ainda que, o próprio nome “Excite” (do inglês, que significa “excitar”) já oferece uma ideia do efeito causado pelo aroma do produto.
       Desse modo, observa-se que a representação semiótica está presente na imagem publicitária apresentada e também em outras, pois tudo aquilo que produz sentido pode ser considerado uma representação semiótica. No entanto, para que haja a produção de sentido é preciso que os signos se articulem, e que o espectador possua conhecimento de mundo para compreender aquilo que está subentendido na mensagem.


Fonte da Imagem:
Disponível em: <http://www.google.com.br>. Acesso em: 22 de out. 2011.
 

2 comentários:

  1. Lucky Creek Casino & Hotel - JTM Hub
    Lucky Creek Casino & 제천 출장샵 Hotel in Scottsdale, AZ offers a 하남 출장마사지 variety 부천 출장안마 of entertainment, dining, hotel and more, including a 충주 출장안마 full-service spa, a 안양 출장마사지 golf course,

    ResponderExcluir